Ejaculação precoce

Desordem sexual da fase orgástica tão disseminada que é considerada por alguns como uma variante da sexualidade masculina normal.

Desordem sexual da fase orgástica tão disseminada que é considerada por alguns como uma variante da sexualidade masculina normal. É a condição pela qual um homem é incapaz de exercer controle voluntário sobre seu reflexo ejaculatório, de modo que, uma vez sexualmente excitado, atinge o orgasmo antes de sua parceira na maioria dos coitos, com qualquer parceira e qualquer tipo de coito; pode mesmo ocorrer antes da penetração: (ante-portas) ou imediatamente após (post-portas). Pode se apresentar como uma condição permanente (“vitalícia”) ou adquirida caracterizada por uma ejaculação que sempre ou quase sempre ocorre antes ou dentro de 1 minuto da penetração vaginal e a incapacidade de retardar a ejaculação. O tempo de latência ejaculatória intravaginal (IELT) é definido como o tempo desde a penetração vaginal até a ejaculação. As causas podem ser orgânicas ou psíquicas; nos casos orgânicos, está ligada à inflamação do trato urogenital, doenças neurológicas ou ao uso de drogas, e nesses casos a terapia visa eliminar os fatores causais. Quanto às causas psicológicas, os indivíduos que sofrem desse transtorno provavelmente estão unidos pela tentativa de se defender da ansiedade gerada pela sexualidade e, em particular, das intensas sensações eróticas que precedem o orgasmo e, portanto, não conseguem controlá-lo.

No entanto, também existem causas orgânicas que, embora raramente, induzem este sintoma:

A) Patologias da glande
– frênulo curto – estados inflamatórios agudos ou crônicos
B) Patologias do trato urinário
– uretrite – vesiculite – prostatite
C) Distúrbios neurológicos
– esclerose múltipla – tumores medulares – espinha bífida
D) Outras situações fisiopatológicas
– estresse – hipertireoidismo
F) Remédios
– simpaticomiméticos – antidepressivos inibidores da MAO

Essas condições, especialmente aquelas relacionadas a patologias do trato geniturinário, devem ser avaliadas cuidadosamente antes de iniciar um paciente para tratamento psicológico.

O primeiro teste para verificar e estudar a presença real de ejaculação precoce é o teste de Viricare ou teste de queda de vibração:

uma microinjeção é feita no pênis com base em drogas vasodilatadoras que induzem uma ereção, após a qual o pênis é colocado em uma pequena plataforma vibratória que registra o número de vibrações necessárias para induzir a ejaculação (teste Viri-care). Quando a ejaculação ocorre em apenas alguns minutos, a causa provavelmente é orgânica.

Outro teste a ser realizado é o teste de dessensibilização: este teste deve ser feito em casa e envolve o uso de um creme dessensibilizante tópico peniano. Cerca de 30 minutos antes da relação sexual, o homem deve se espalhar sem o conhecimento da parceira (que, portanto, não muda sua forma usual de fazer o coito) na glande e no pênis. Este creme anestésico reduz sua sensibilidade. Se a ejaculação precoce ainda ocorrer durante a relação sexual subsequente, é muito provável que a causa do problema seja exclusivamente psicológica e não causada por sensibilidade excessiva do pênis. Se, por outro lado, a ejaculação ocorre em tempos significativamente mais longos do que o normal, é muito provável que a causa seja devido à hiperexcitabilidade peniana, muitas vezes secundária à presença de um prepúcio exuberante (a pele) que cobre a própria glande.

Se a causa for psicológica, a terapia deve ser indicada por um sexólogo ou psicólogo.

Se as causas são orgânicas, além das terapias baseadas em cremes dessensibilizantes locais, relatamos a terapia cirúrgica: é uma operação segura que visa eliminar a sensibilidade exagerada do pênis sem atuar sobre os grandes feixes nervosos de forma a não perder sensibilidade normal do pênis. É uma operação simples e indolor realizada sob anestesia local e dura cerca de 50 minutos. Na prática, depois de anestesiado o pênis, uma parte do prepúcio é retirada (circuncisão) e os ramos subglandulares periféricos do nervo dorsal do pênis são incisados, aqueles que vão para a glande e são responsáveis pela hiperexcitabilidade.

FrenuloplasticaFrenuloplastia

O frênulo do pênis é a fina aba de pele que une a glande ao prepúcio. Esse tecido muito sensível, rico em vasos sanguíneos e receptores de prazer, durante o ato sexual, estando particularmente estressado, pode sofrer lacerações parciais, resultando em sangramento conspícuo. Em alguns indivíduos, mesmo após a puberdade, o frênulo permanece curto e evita que o prepúcio descubra totalmente a glande ou cause sensação de desconforto durante uma ereção, nesses casos é possível realizar uma frenulotomia, na qual é feita uma incisão no frênulo sob anestesia local, que cicatriza em uma ou duas semanas. O encurtamento do frênulo prepucial representa mais uma fonte de ansiedade também para o homem adulto devido à frequente implicação que determina na ejaculação precoce de origem orgânica, ligada a uma hiperestimulação dessa área ricamente inervada e em tensão contínua durante o ato sexual. A solução, além de tecnicamente simples, é de relevância cirúrgica, por meio de um procedimento sob anestesia local denominado frenuloplastia. A frenuloplastia é uma prática cirúrgica que consiste na incisão transversal do frênulo prepucial e sutura longitudinal. É particularmente recomendado para quem sofre de frênulo curto, patologia que impede o correcto deslizamento do prepúcio. É também muito utilizado para obter um efeito de alongamento do pénis.

Recepção e Atendimento

O Dr. Antonini trabalha nas seguintes unidades de saúde:

Quisisana
Via Gian Giacomo Porro, 5
00197 Roma, Itália | +39 06 809581

Santa Lucia – Via Ospedale, 2
06034 Foligno (PG) - Itália | +39 0742 710080

Studio Duam
Via Fontana, 2
20122 Milão, Itália | +39 02 7631 6689

Hospital Viamed Santa Elena
C. de la Granja, 8, Chamberí,
28003 Madrid, España | +34 622 28 44 25

Compromissos e urgências

(+39) 06 64821375

Consultório médico

(+39) 351 7844455

Compromisso e emergências

Antonini Urologia © 2015
Todos os direitos reservados
Número de IVA 09376421005
Número de encomenda 49344

Visite online

Este serviço permite uma visita preliminar para investigar quaisquer problemas que possam surgir.

Para marcar uma reunião, por favor contacte o nosso secretariado.

(+39) 06 64821375