Revisão de fimose errada

Fimose é o estreitamento do prepúcio que torna difícil ou impossível abrir a glande completa e facilmente; o prepúcio é, portanto, a pele que cobre a glande.
A fimose pode ocorrer apenas na ereção (casos mais brandos) ou estar presente mesmo com o pênis flácido.
As causas podem ser:
1. Congênito: o prepúcio, abundante e estreito nas crianças, com desenvolvimento puberal em vez de se alargar como ocorre normalmente, permanece estreito;
2. Adquiridas: são as causas que ocorrem após o desenvolvimento puberal normal; eles geralmente estão ligados a fatores infecciosos, infecções da glande do pênis e do prepúcio (balanopostite), que cicatrizam, causando processos de cicatrização do prepúcio até a fimose.
A impossibilidade de retração total ou parcial do prepúcio varia de acordo com a gravidade da doença:
1. Fimose de grau leve: a glande é descoberta com dificuldade apenas na ereção, pode causar desconforto durante a relação sexual quando o prepúcio é retraído para baixo, mas não causa problemas de higiene;
2. Fimose de grau médio: já ocorre com o pênis flácido, a glande é apenas parcialmente descoberta, nestes casos, além de distúrbios na fase sexual, podem estar presentes dificuldades de higiene, a limpeza da glande é difícil e pode haver complicações infecciosas que piora fimose;
3. Fimose de grau grave: a glande não pode ser revelada, a higiene está comprometida, as complicações infecciosas são frequentes e em casos mais avançados pode até ser difícil urinar.
A fimose é uma patologia benigna que pode ser fonte de graves distúrbios, às vezes limitando de forma importante a vida normal do sujeito.
O diagnóstico de fimose é muito simples e muitas vezes feito pelo próprio paciente. Após o exame, o prepúcio é estreitado e, portanto, o diagnóstico é feito. Nas formas mais brandas em que a fimose ocorre apenas na ereção, o resultado da consulta pode ser duvidoso, nesses casos a entrevista com o paciente esclarece a situação.
A circuncisão é a cirurgia mais utilizada, é feita sob anestesia local realizada na base do pênis de forma circunferencial, consiste na retirada completa do prepúcio; após a cirurgia, a glande permanece completamente descoberta; tem a vantagem de ser decisivo em quase todos os casos, mas tem a desvantagem de deixar a glande completamente descoberta. Após a cirurgia, as suturas são reabsorvíveis e não precisam ser removidas, a ferida cicatriza em cerca de 2 semanas, o retorno à atividade sexual leva cerca de 3-4 semanas mesmo que no início da recuperação a cicatriz ainda recente possa ceder algum desconforto, o uso de pomadas à base de substâncias antiinflamatórias pode ajudar a acelerar a recuperação. A glande que permanece descoberta total ou parcialmente tem uma sensibilidade aumentada porque está em contato direto com o meio externo; entretanto, essa sensibilidade é completamente transitória, pois uma camada queratinizada (córnea) se forma rapidamente, como a dos lábios, o que reduz a sensibilidade. Após a circuncisão podem ocorrer manchas ou quelóides cicatriciais que podem levar a um bloqueio psicológico ao paciente que, por esse motivo, não consegue ter um ato sexual normal.
Recepção e Atendimento
O Dr. Antonini trabalha nas seguintes unidades de saúde:
Quisisana
Via Gian Giacomo Porro, 5
00197 Roma, Itália | +39 06 809581
Santa Lucia – Via Ospedale, 2
06034 Foligno (PG) - Itália | +39 0742 710080
Studio Duam
Via Fontana, 2
20122 Milão, Itália | +39 02 7631 6689
Hospital Viamed Santa Elena
C. de la Granja, 8, Chamberí,
28003 Madrid, España | +34 622 28 44 25
Compromissos e urgências
(+39) 06 64821375
Consultório médico
(+39) 351 7844455
Compromisso e emergências