Técnica de arranhão
A doença de Peyronie, também conhecida como Induratio Penis Plastica ou inflamação crônica da túnica albugínea dos corpos cavernosos, é uma doença com o desenvolvimento de placas fibrosas calcificadas do pênis. Afeta 5% dos homens.
A doença pode causar dor, deformidade do pênis, efeito de ampulheta e curvatura anormal do pênis ereto devido à inflamação crônica da túnica albugínea. A doença de Peyronie é erroneamente considerada como sempre envolvendo a curvatura peniana.
O diagnóstico precoce é extremamente importante. Os dias podem fazer a diferença. O uso de suplementos como parte do plano de tratamento de Peyronie pode ajudar, mas não resolve o problema.
O tecido cicatricial geralmente causa deformidade ou encurtamento, em vez de curvatura. A condição também pode tornar as relações sexuais dolorosas e difíceis até que a doença progrida, o que resultará em atrofia. Quase 25% dos pacientes que procuram um implante protético têm uma forma de
Induratio Penis Plastica. A idade média do paciente é 58 anos.
10% têm uma forma leve, outros 10% moderada e 80% têm uma forma grave da doença de Peyronie. É mais comum do que você pensa. Certamente está relacionado ao diabetes, que cria dano endotelial e, portanto, fibrose dos corpos cavernosos, mas também a uma atividade sexual “vigorosa”.
Iontoforese, ondas de choque de baixa frequência e terapia a laser têm seu próprio valor em casos selecionados. O aspirador tem excelente utilidade tanto na prevenção quanto na manutenção do resultado no pós-operatório. O dispositivo de vácuo é um dispositivo mecânico que explora o princípio do vácuo criado por uma bomba de sucção para induzir uma ação de alongamento das estruturas penianas (músculos lisos e túnica albugínea) e para extrair sangue dentro dos corpos cavernosos, mesmo no para induzir uma ereção. O dispositivo consiste essencialmente em um grande cilindro de silicone, com um adaptador adequado, dentro do qual o pênis flácido do paciente é inserido e uma bomba de sucção (manual ou elétrica) conectada ao cilindro para sugar o ar criando uma pressão negativa de até 450 mmHg onde os tempos de manutenção e gerenciamento de vácuo serão sugeridos na fase de reabilitação com base na patologia presente. O dispositivo a vácuo pode ser usado no tratamento da disfunção erétil como uma alternativa aos tratamentos de primeira linha. Existem outras patologias que podem ser tratadas com o uso do aspirador: são situações em que o pênis pode sofrer retração ou encurtamento, como, por exemplo, o encurtamento do pênis que pode ocorrer após uma prostatectomia radical. . Nesse caso, o alongamento peniano associado à oxigenação dos corpos cavernosos pode evitar a retração que ocorre após a perda da ereção, em antecipação à colocação de um implante protético peniano. Com o mesmo princípio, em caso de encurtamento por Induratio Penis Plastica, o exercício com aparelho a vácuo pode ajudar a retardar o encurtamento devido à retração albugina característica dessa doença.
Em nossa prática, homens com mais de 50 anos com algum grau de disfunção erétil são candidatos ao implante de uma prótese peniana. A correção da curvatura por si só não garante uma melhora na ereção. Na verdade, esse paciente provavelmente terá que se submeter a uma cirurgia novamente. Por outro lado, esperar muito tempo significa ter um encurtamento do pênis. A realização do procedimento cirúrgico em um curto espaço de tempo evita maiores perdas de comprimento.
Na colocação da prótese peniana utilizamos a nova abordagem para corrigir a curvatura e defeitos da túnica albugínea com a técnica “Scratch”. Praticamente a fibrose é rompida por dentro e a haste é modelada antes do implante da prótese.
Texto na língua original, inglês.
Atenção, contém fotos que descrevem o procedimento.
The Journal of Sexual Medicine – Surgical Technique
Minimally Invasive Infrapubic Inflatable Penile Implant
(continua)
Inflatable Penile Prosthesis Placement
Inflatable Penile Prosthesis Placement, Scratch Technique and Postoperative Vacuum Therapy as a Combined Approach to Definitive Treatment of Peyronie’s Disease.
(continua)
Recepção e Atendimento
O Dr. Antonini trabalha nas seguintes unidades de saúde:
Quisisana
Via Gian Giacomo Porro, 5
00197 Roma, Itália | +39 06 809581
Santa Lucia – Via Ospedale, 2
06034 Foligno (PG) - Itália | +39 0742 710080
Studio Duam
Via Fontana, 2
20122 Milão, Itália | +39 02 7631 6689
Hospital Viamed Santa Elena
C. de la Granja, 8, Chamberí,
28003 Madrid, España | +34 622 28 44 25
Compromissos e urgências
(+39) 06 64821375
Consultório médico
(+39) 351 7844455
Compromisso e emergências